Visite esta loja

Visite esta loja
Que 2016 venha com muita paz, amor, felicidades e realizações! https://www.magazinevoce.com.br/magazineanisiaa/ https://www.facebook.com/magazineanisiaa/
Loading...

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Mercado Popular tem espaço dedicado aos artesãos nilopolitanos

espacamento
Noticia
Inaugurado em Janeiro de 2010, o Mercado Popular de Nilópolis não recebeu apenas os ambulantes que trabalhavam no calçadão da Avenida Mirandela. Quem entra no espaço situado na Avenida Getúlio de Moura, 1699 no Centro do município já avista no lado esquerdo o espaço destinado ao artesanato nilopolitano.

O artesanato é tradicionalmente a produção de caráter familiar, na qual o produtor (artesão) possui os meios de produção (sendo o proprietário da oficina e das ferramentas) e trabalha com a família em sua própria casa, realizando todas as etapas da produção, desde o preparo da matéria-prima, até o acabamento final; ou seja, não havendo divisão do trabalho ou especialização para a confecção de algum produto. Em algumas situações o artesão tem junto a si um ajudante ou aprendiz.


No local os artesãos nilopolitanos podem vender os seus produtos e ainda produzir na hora algumas de suas peças, pois o espaço é bem organizado. “É bonito ver o pessoal fazer na hora os produtos, é tanta coisa bonita que dá gosto de comprar”, disse a comerciante Luiza Miranda.


Assim como a comerciante, outros moradores de Nilópolis já se tornaram clientes fiéis do espaço que é administrado pela Prefeitura em parceria com a Associação de Artesanato Tesourão Art & Cor. “Venho sempre aqui, tem muitas peças bonitas e sempre compro algo pra levar pra minha casa ou dar de presente”, contou Jurandir Lemos.


E opções de presentes é o que não faltam no Mercado Popular, há caixas de madeira com reciclagem, biscuit, quadros, miniaturas, bijuterias, tricot, crochê, pano de prato pintado, macramê, enxoval de bebe, ponto cruz, bolsas, camisas, patina, fantoche, enfim, uma grande variedade de produtos que são produzidos aqui no município por nilopolitanos. “É importante valorizar o que é nosso, eu sempre que posso entro e visito as barracas, o povo deveria fazer o mesmo”, convocou a aposentada Solange Nascimento.


Marilac Estruc, presidente da Associação de Artesanato Tesourão Art & Cor, explicou que o espaço foi conquistado com muito trabalho. “Foi uma luta árdua para que autoridades, empresas e instituições entendessem que não somos ambulantes e sim artistas”, diz ela acrescentando que o Mercado Popular de Nilópolis funciona de segunda à sábado, de 8h às 20h e o espaço Tesourão Art & Cor fica no primeiro piso no setor amarelo, junto à rampa de acesso ao segundo piso.

Outras Noticias

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário