Visite esta loja

Visite esta loja
Que 2016 venha com muita paz, amor, felicidades e realizações! https://www.magazinevoce.com.br/magazineanisiaa/ https://www.facebook.com/magazineanisiaa/
Loading...

terça-feira, 24 de julho de 2012

Pedofilia e castigo: estátua deitada abaixo e pena recorde


As sanções desportivas do escândalo que envolveu a universidade Penn State e um treinador mítico



Estátua de Joe Paterno: antes e depois
O caso que abalou o desporto norte-americano acabou com uma multa de 60 milhões de dólares à Penn State, com a perda dos títulos das últimas 14 épocas e com a estátua de um treinador mítico deitada abaixo. Ainda assim, a universidade que se viu envolvida num escândalo de pedofilia escapou à suspensão do seu programa de futebol americano. Ou seja, não teve de fechar portas.

É um castigo sem precedentes o que foi aplicado pela NCAA (National Collegiate Athletic Association), no mês seguinte à condenação de Jerry Sandusky, antigo adjunto de Joe Paterno, o até há pouco mítico treinador da universidade. Sandusky foi considerado culpado de abusar sexualmente de 10 rapazes ao longo de 15 anos. 

A NCAA apagou todos os registos dos Nittany Lions, a equipa da universidade, entre 1998 e 2011, o período que passou entre as primeiras acusações contra Sandusky e a sua prisão. E acabou com o que restava da imagem de Joe Paterno. 

O antigo treinador foi visto durante toda a sua carreira como uma referência do desporto norte-americano. Em décadas de ligação à universidade, tornou-se o treinador com mais vitórias de sempre. Foi-lhe construída uma estátua junto ao Beaver Stadium, o estádio de Penn State. Tudo mudou nos últimos meses.

Quando surgiram as acusações a Sandusky, foi-se percebendo que Paterno não era alheio àquilo. Ele soube, e encobriu os crimes do seu adjunto. Paterno foi despedido da Penn State em Novembro, pouco depois de Sandusky ser detido. E viria a morrer de cancro do pulmão em Janeiro.

No domingo, sob muita pressão, a universidade deitou literalmente abaixo a estátua de Paterno, com o argumento de que se tinha tornado um «espaço de divisão». Ficou lá um buraco. No currículo de Paterno também. Com o apagar dos registos da universidade nos últimos 14 anos, ele perdeu mais de 100 vitórias, portanto também o registo para a posteridade do treinador mais ganhador de sempre.

Quanto à universidade, perde muito mais. Além dos 60 milhões de dólars, cerca de 50 milhões de euros, a Penn State perde também a sua quota das receitas dos jogos de pós-temporada, num valor estimado de 13 milhões de euros. Vê ainda reduzida a quota de bolsas desportivas que pode gerir. E, no imediato, deve ficar com a equipa destruída. A NCAA também deu luz verde a todos os atuais jogadores para procurarem outra equipa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário